Fluidoterapia (do latim: fluidu + do grego: therapeía), como o próprio nome indica, é o tratamento feito com fluidos, ou seja, através dos passes e da água fluidificada. Os Espíritos superiores explicam, através da codificação kardecista, que as mãos servem como instrumento para a transmissão do magnetismo humano que, com as energias distribuídas pelos Espíritos, constituem o passe espírita
*O passe, pois, é um ato de amor na sua expressão mais sublimada. É uma doação ao paciente daquilo que o médium tem de melhor, enriquecido com os fluidos que o seu guia espiritual traz, e ambos — médium e Benfeitor espiritual — formando uma única vontade e expressando o mesmo sentimento de amor.O passe, por isso, traz benefício imediato, o doente, sentindo-se aliviado, mesmo por alguns momentos, terá condições de lutar por sua vez na parte que lhe compete no tratamento.
A constância da aplicação da fluidoterapia, aos poucos, propiciará ao enfermo as energias de que carece e o alivio que tanto busca.
Para que se realize a conjugação dos fluidos do plano espiritual com os do médium, ressaltamos não ser necessário que este receba o Espírito que vem cooperar. A associação de energias se verifica sem que isto seja preciso, à simples aproximação de um Amigo do planoextrafísico, que atende assim ao apelo do médium passista feito através da prece e estando este receptivo e preparado para a doação fluídica.
O sucesso representa a soma de muitos fatores, inclusive (é bom não nos esquecermos) o mérito do enfermo, razão pela qual o médium jamais deve envaidecer-se com isto. Mesmo porque, caso haja vaidade, a produção e o rendimento do médium passista sofrem uma queda subitânea.
É importante salientar que a Fluidoterapia dever ser acompanhada da participação nas Reuniões Públicas, especialmente aquelas com explanação do Evangelho. Além disso, todos os participantes devem ser instruídos para a necessidade de mudança de postura através do esforço íntimo de renovação.
Os pacientes devem ser orientados a evitar o vício durante o tratamento e se fizer uso no dia, não comparecer ao mesmo. A alimentação no dia do tratamento deverá ser leve e frugal, evitando‐se carnes. Deve ainda procurar manter uma boa conduta moral através de prece, meditação e leituras de páginas evangélicas e doutrinárias. Cada paciente poderá trazer água em recipiente individual, para que possa serfluidificada. Sugere-se vestimentas confortáveis, evitando‐se aquelas que possam causar constrangimentos aos demais pacientes e médiuns.
